VESTIBULAR: Design de Moda

VOGUE

Aqui estou eu de novo, tentando continuar o blog que tenho desde o primeiro colegial mas sempre acabava parando por causa da rotina escolar. 2013 foi sem duvida um dos anos mais difíceis para mim. A exatamente um ano atrás postei um texto falando sobre minhas metas para 2013, bom, consegui três das cinco que estavam na lista, as três primeiras. Ano passado foi um ano muito corrido, terminei meu tratamento de embolia pulmonar em Agosto, perdi muito do terceiro ano, tinha que fazer trabalhos de tanto que perdia provas e aulas mas agora, finalmente me formei e guess what, PASSEI NA FACULDADE, UHUL!

fashion designer

Agora sim vamos começar o post de hoje, muitas meninas tem duvidas de como é a faculdade de moda, vestibular e essas coisas, só que antes de tudo isso você tem que ver se moda é o que você realmente ama e quer se dedicar pelo resto da sua vida, não diga “sim, tenho certeza” antes de terminar de ler o post e pensar bem sobre suas escolhas pois muitas, muitas mesmo, desistem do curso por achar que era uma coisa e na verdade é outra. 

1. Você gosta realmente de moda? 

Gostar de moda e achar que é o que você quer fazer pelo resto da sua vida não é só gostar de compras roupas, assistir gossip girl, ler capricho e dar dica para as amigas, vai além disso. Na verdade, se você quer ser personal stylist é quase isso, agora se você sonha em ter uma marca assim como eu por exemplo, temos um longo caminho pela frente.

2. Faça cursos para ver se é realmente o que você quer

Falar que sou apaixonada pela moda desde pequena seria mentira mas eu sempre tive ligação, quando era pequena adorava fazer minhas roupas de barbie e ficar costurando, mas fui descobrir meu amor pela moda mesmo em 2007, assistindo Gossip Girl. Mas não fiquei só nisso, corri atrás, queria saber mais e aprender mais a cada dia, no primeiro colegial criei o blog e comecei a fazer um curso para ver se era isso mesmo que eu queria, comecei um curso de Corte & Costura na VOGUE, uma loja de tecidos da minha cidade que tem uma escola, fiquei um ano e três meses aproximadamente no curso, não tinha tempo obrigatório, você saia quando queria e eu tive que sair por causa do terceiro colegial que era período integral em vários dias da semana, eu posso dizer que foi uma das melhores coisas ter feito aquele curso, em três meses eu já estava costurando super bem, a professora começou de uma regata básica mas no quinto mês já fiz um vestido de festa, deu trabalho mas consegui, hoje em dia costuro de tudo, faço minhas próprias roupas sozinha, como sempre tive maquina de costura fica muito mais fácil. Eu ia começar a fazer um curso de estilismo em agosto de 2013 mas acabou não dando certo, queria aprimorar mais o que eu já sei de desenho, algum dia posto meus desenhos aqui para vocês, me lembro de ter postado algum já no meu instagram, se quiserem dar uma olhada: @stefanygrande (ps: acho que foi o único que postei ate hoje mas foi um dos piores que já fiz então não reparem, rs)

fashion

3. Procure mais sobre a faculdade

No primeiro colegial quando comecei o curso fiz uma excursão com a escola para um evento em São Paulo onde tinha várias faculdades, teve palestra de moda com uma professora da UNIP e um workshop do SENAC, era incrível como ninguém parava na palestra, entrava aquele monte de menina tudo bem vestida com cara de quem “ama” moda assim como falei no primeiro tópico e não parava nem cinco minutos e ainda falavam na cara da professora “nossa, que coisa chata, achei que era mais legal”, por fim a professora começou a dar a palestra só pra mim pois ninguém estava realmente afim de saber. Sai de lá decidida, queria fazer Design de Moda. No mesmo dia cheguei da excursão e já fui procurar as faculdades que tinham o curso, e desde o principio sempre soube que queria fazer em São Paulo, onde concentra as maiores oportunidades para jovens talentos na moda.

4. As faculdades e suas diferenças 

De todas que eu olhei as que mais me chamaram atenção desde o começo foi a Anhembi Morumbi (Bairro Morumbi, São Paulo) e a Santa Marcelina (Bairro Perdizes, São Paulo), as duas estão entre as melhores do Brasil, a única coisa que muda entre elas são algumas coisas na grade. Ano passado fui prestar vestibular treineiro na Anhembi Morumbi, achei o vestibular um pouquinho complicado e no final do ano prestei pra valer. O vestibular da Anhembi é feito na faculdade mesmo e você pode agendar também, já o vestibular da Santa Marcelina é feito pela PUC-SP. Fui para São Paulo no dia 30 de novembro, cheguei em sampa e fui direito para exposição “The Little Black Jacket” da Chanel que estava tendo no parque Ibirapuera, depois vou fazer um post só da exposição cheio de fotos para vocês, enfim, no dia 1 fiz o vestibular da Santa Marcelina que eu achei extremamente difícil, não estava preparada, não tinha lido nenhum livro que pediram e ainda não sabia que tinha questões abertas, foi totalmente um DESASTRE. Sai da prova arrasada, tinha certeza que eu não iria passar, e não passei mesmo, não estudei quase nada no terceiro colegial, perdi muita aula mesmo com o tratamento então meio que me conformei, ainda tinha mais dois vestibulares pela frente, o da Anhembi e o da FMU que eu não conheço muito bem mas só iria prestar por conta de ser mais barata a faculdade, bem mais barata. Dia 2 fui para a Anhembi Morumbi fazer o vestibular, achei que tinha ido super mal, eu já estava falando para os meus pais que queria um carrinho pra vender pastel na feira de tão mal que achei que tinha ido, de noite fui jantar com meus pais e meu pai me perguntou o endereço da FMU que eu iria fazer o vestibular no outro dia, entrei no meu email e me deparei com “Parabéns pela sua conquista, você passou em DESIGN DE MODA, na Anhembi Morumbi” comecei a chorar, minha mãe também começou a chorar e foi uma loucura, nem fui mais fazer o vestibular da FMU hahahaha. Depois disso, voltei pra minha cidade e no final de semana meus pais voltaram para São Paulo para procurar apartamento e fazer minha matricula na faculdade, resumindo, estou matriculada em Design de Moda em São Paulo, vocês tem noção do quanto to feliz por realizar um sonho que tenho desde a sétima serie? felicidade não esta cabendo dentro de mim. Me mudo esse mês para sampa, já arrumei um apartamento que vou dividir com mais duas meninas que eu ainda não conheço mas vou conhecer e vai dar tudo certo, é isso ai, e podem ter certeza que vou mantendo vocês informadas de tudo, principalmente quando começar a faculdade, quero compartilhar tudo com vocês.

Bom, então é isso, de todos esses três anos que venho procurando coisas a mais sobre a faculdade eu aprendi que é difícil sim, não é que nem como todo mundo fala como se moda fosse a coisa mais fácil do mundo, passar também é difícil e pior ainda é o julgamento das outras pessoas por quem quer estudar moda, mas não desiste, se é isso que você quer, corra atrás, de seu melhor, no final vai valer a pena se for a coisa certa a fazer. Independente da faculdade e do lugar que você vai estudar, você é quem faz a faculdade e o lugar, se você tem talento, pode ter certeza que um dia dar certo e se não der, a gente começa de novo.

Se tiver alguma coisa em que posso ajudar vocês é só perguntar por aqui ou entrar na pagina “contato” e no final dela tem um espaço reservado para os leitores, espero que tenham gostado e que tenha ajudado vocês.

2 pensamentos sobre “VESTIBULAR: Design de Moda

  1. Ah, amei! Você tá certíssima em tudo que disse, moda não é exatamente aquelas mil maravilhas que todo mundo pensa, mas tenho certeza que você vai se dar muito bem! Beijão, e vem logo p SPPPPP ❤

Deixe um comentário

