Morando sozinha.

Toda mudança deve ser bem pensada e planejada, desde uma simples mudança de cor de cabelo até o planejamento da sua saída do “ninho”, onde viveu a vida inteira debaixo das asas dos pais. Desde a sétima série sempre soube o que iria fazer então foi bem mais fácil para mim, mas para muitas pessoas é mais difícil, acabam se decidindo no ultimo ano da escola ou as vezes no mesmo mês do vestibular. Só para avisar, isso é EXTREMAMENTE normal. Ninguém tem a obrigação de decidir o que quer pro resto da sua vida sobre pressão e se você não gostar do que escolheu, sinta-se livre para voltar atrás e começar de novo, você tem uma vida inteira pela frente.

1. Escolha seu curso e o lugar da faculdade

Você pode escolher o curso e um lugar para fazer e depois pesquisar os preços, ou fazer um orçamento geral de todos os lugares e passar para seus pais para que decidam juntos qual é o melhor para você. Como fazer isso? muito fácil. Ligue nas faculdades e pergunte valores, formas de desconto e essas coisas que podem fazer o preço da mensalidade cair, logo depois comece a pesquisar imoveis próximo a faculdade de preferencia para não ter que preocupar com gastos a mais com meios de transporte e também assim já evita o transtorno de dias de greve por exemplo quando o ônibus que você dependia simplesmente não vai rodar e você não tem como ir.

2. Morar sozinha ou dividir apartamento? 

Meu sonho era ter o meu apartamento, só meu, de mais ninguém. Mas, não vai rolar. O aluguel de um apartamento perto da minha faculdade custa no mínimo 1.800 reais, essa é uma desvantagem de fazer faculdade em um dos bairros mais caros de São Paulo. No mesmo dia que passei no vestibular já começamos a procurar imoveis e foi difícil, muito difícil mesmo. No começo estavam me pedindo 900 reais para dividir um quarto e dormir em uma beliche, só que eu com meus quase 1.80 de altura que não vão caber em uma beliche. No dia que meus pais foram fazer a matricula eles olharam o mural da faculdade que tinha vários anúncios então, essa é a dica, procure o painel de anúncios da sua faculdade. Meus pais acabaram encontrando um apartamento que já tinha uma menina morando mas ela precisava passar o nome do apartamento para outra pessoa, então meus pais resolveram assumir o risco e alugar um apartamento de três quartos.  A menina que já mora lá eu não conheço e a outra, encontramos semana passada, inclusive da mesma cidade que eu, veio na minha casa, conversamos com os pais delas e fechamos tudo. Se você for dividir apartamento talvez você não precise se preocupar com moveis, mas se você for morar sozinha pode ter certeza que vai ter que se preocupar com isso. No meu caso, vou dividir apartamento mas ele está sem moveis e quem vai ter que comprar sou eu, no caso, já comprei, e agora vem a pior parte.

3. Gastos 

Além da faculdade e possivelmente transporte você vai ter gastos com sua alimentação, contas e como estava falando ali em cima, dependendo do caso, gasto com moveis. É super empolgante a ideia de morar sozinha, até você ver o preço de uma geladeira. Agora pensa bem… mobiliar o apartamento INTEIRO. Se você não tem um pé de meia e seus pais não estão dispostos a te bancar assim sozinhos, indico que você comece seu pé de meia agora mesmo. Sacrifícios são necessários, tudo vai ser difícil no começo, você só precisa se adaptar. E ah, não sei no caso de vocês, mas meu curso, além de tudo, temos gasto com materiais, e materiais bem caros inclusive.

Espero ter ajudado vocês com esse primeiro post sobre mudança, vão vir muitos outros por ai pois sei que muitas aqui vão querer saber como é todo processo e eu estou super animada para mostrar. Essa semana vai ser bem corrida para mim, afinal, mudo para São Paulo na quinta, então se eu sumir, vocês já sabem 🙂

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s