Verdades e ilusões: faculdade de Design de Moda.

Como muitos sabem, esse ano me mudei para São Paulo para começar a faculdade de Design de Moda, já fiz alguns posts relacionados a isso e para quem quiser saber mais vou colocar os links no final desse post.

1. Você não vai chegar e começar a desenhar no primeiro semestre.

Essa é a maior ilusão de todas, inclusive era minha também, eu achava que ia chegar na faculdade no primeiro dia de aula a professora já ia pedir para eu fazer um croqui a mão, mas não, isso não aconteceu. Para ser muito sincera, tirando na aula de Imagem Gráfica e Digital onde a gente aprende a fazer estampas no corel draw, nos desenhamos um dia a mão, isso mesmo, um dia, e não foi croqui, foi aula de observação que não é nada mais do que desenhar um objeto. Depois disso só no inter mesmo que precisamos fazer esboço do vestível.

2. Você não vai aprender a costurar e fazer todas as roupas dos sonhos.

No primeiro semestre você não vai aprender nada de costura, o máximo que vai fazer é passar perto das maquinas para ir para aula, e pelo que já conversei com alunos de outros semestres, você não aprende quase nada de costura, só o básico para realizar os trabalhos mesmo. E bom, se você não sabe nadinha de costura, da uma treinada porque por exemplo o meu primeiro trabalho tinha que ser costurado todo a mão.

3. Você vai precisar de MUITA força de vontade. 

Sempre me falaram “vai fazer moda? haha, fácil.” e eu sempre tive um ódio dessas pessoas, e agora, meu ódio se multiplicou. Não tem nada mais irritante do que você estar se matando para fazer seus trabalhos, e alguém te fala “nossa não fala mais comigo, até parece que é por causa da faculdade de moda” isso me sobe o sangue. E nunca entendi tanto as blogueiras que eu acompanhavam que paravam de postar e falavam “desculpa gente, mas não sei mais o que é vida por causa da faculdade”, você não vai ter tempo de pensar, de respirar e comer vira privilegio, sério. Não pensei que seria fácil, mas nunca pensei que seria tão difícil, tão estressante e desgastante. Fazer o que você ama é tudo de bom, mas quando está sobre pressão, vira um pesadelo, uma corrida contra o tempo. Esse primeiro semestre estava tranquilo, até começar o projeto Interdisciplinar (que eu vou aproveitar as férias para contar com todos os detalhes para vocês), o inter é a nota que fecha seu semestre e o trabalho geralmente é muito complexo e trabalhoso.

A foto ai de cima foi meramente ilustrativa, a faculdade de moda não é tão glamourosa quanto uma VOGUE transmite o mundo da moda, mas, você vai usar bastante revistas para fazer trabalhos, por exemplo essa foto, postei no meu instagram no último dia de aula que nós tínhamos um trabalho para entregar fazendo colagens. Não é tão simples quanto parece.

Como nessas férias eu praticamente não vou postar look do dia por estar fora de casa, sem tempo para ficar tirando e editando fotos, vou tentar trazer o máximo de informações possíveis sobre a faculdade e como é morar sozinha, gastos e dificuldades. Espero ajudar vocês então se tiverem alguma duvida escreve aqui nos comentários que eu vou tentar responder nos próximos posts.

IMAGEM GRÁFICA E DIGITAL

LINGUAGEM VISUAL

 

10 pensamentos sobre “Verdades e ilusões: faculdade de Design de Moda.

  1. Olá, Stefany!
    Olha, imagino que não seja nada fácil mesmo. Esse preconceitozinho das pessoas contra Moda, e até outros cursos é bem chatinho e pode nos tirar do sério certas vezes. Fiz Turismo e sei bem como é isso… As pessoas comentavam sobre meu curso assim: “Vai viajar muito hein, só na moleza”. Que moleza que nada! ahhahaha Me matei pra fazer trabalhos e provas, e ainda, o pior é que quem trabalha com isso, trabalha nos dias em que tá todo mundo se divertindo e de férias! HAHAHAHA
    Tenho muita vontade de fazer moda, quero me especializar em corsets e tal. Adorei os esclarecimentos sobre o curso. Beijo :*
    lilithstyleandbeauty.blogspot.com.br

    • nossa, realmente é um saco esse preconceito com quem faz moda e outros tipos de cursos como turismo, a gente se mata pra virem falar “moda é facil”, e se voce tem vontade, faz sim, vale super a pena ❤

  2. Adotei o post. Tudo nem claro e explicadinho. Vou começar um curso da área de comunicação? Nada haver com moda, acho que quem estuda moda merecia ganhar um nobel, tenho amigas que fazem e sempre falam que é bem difícil e que realmete precisa de força de vontade, acho o curso foda! Sucesso e nesses dia vc vai tar participando da sua formatura e rindo de toda dificuldade. Adorei seu estilo e amei o blog tbm *-* http://www.eticeteracoisaetal.blogspot.com

  3. No caso da minha faculdade, já teve desenho no primeiro semestre! ♥
    Costura mesmo é mais pra frente, mas ainda tem um monte de optativas de Alta Costura e afins. Ansiosa porque sim? Hahaha! E também dá raiva dessas pessoas que acham que Moda é fácil ou ficam nos julgando por nossas escolhas. É um saco gente que quer se intrometer na nossa vida sem saber nem início, nem fim, não é mesmo?

    Adorei teu blog, eu te tenho no instagram, mas nunca tinha vindo conhecer!
    Bejhones!

    4sphyxi4.blogspot.com.br

Deixe um comentário

