Minha opinião sobre faculdade de Design de Moda.

Desde os meus 11 anos de idade eu tinha (e ainda tenho) certeza de que iria sobreviver de moda, estudar moda, criar moda, respirar moda. No primeiro colegial já pesquisava sobre as melhores faculdades e o que elas ensinavam. No segundo colegial eu já tinha duas opções, Santa Marcelina ou Anhembi Morumbi, as duas em São Paulo. No terceiro colegial passei o ano todo na ansiedade e no medo de não passar, fiz vestibulares de cinco faculdades de moda em são paulo e felizmente passei em todas, mas minha opção por custo e gosto ficou entre as duas que já tinha escolhido. Como o resultado da anhembi saiu antes e eu estava louca pra me matricular e mudar pra são paulo o mais rápido possível, e também por gostar da grade e acreditar em tudo aquilo que eles propunham, a escolhida foi a Anhembi Morumbi.

Quero deixar claro antes de tudo que esse post vai ser grande, porque espero ajudar outras pessoas que possam cometer o mesmo erro que eu achando que tudo seria mil maravilhas, e não, esse texto não é sobre minha desilusão com moda e sim com a faculdade, continuo amando moda e correndo atrás de um reconhecimento pelo meu trabalho.

O primeiro semestre foi bom, estava super empolgada e sabia que já não ia chegar desenhando e costurando, então basicamente o primeiro semestre é teoria, você vai estudar historia do design, bauhaus, entre outras coisas. O segundo semestre foi um pouco melhor, tivemos aula de design têxtil que aprende sobre tecidos e pouca coisa sobre modelagem, e enfim tivemos a primeira aula de desenho, que era muito pouco tempo para o tanto que precisaríamos praticar, mas tudo bem, achamos que ia melhorar, no terceiro semestre tivemos aula de ilustração, foi ai que começou a decepção, a professora pediu cerca de 200 croquis, até ai tudo bem, mas não era nos que íamos criar, nós simplesmente tivemos que colocar um papel vegetal em cima da folha e copiar mais de 200 croquis, só os corpos, sem roupa, sem criação. Pra que isso serviu? pra nada, quem não sabia desenhar continua não sabendo desenhar e isso não ajudou nem a trabalhar nossa criatividade.

E deixando bem claro que, a anhembi morumbi não tem aula todos os dias, desde o primeiro semestre tive aula três vezes na semana, e semestre passado (3°) foi o único que eu tive quatro dias de aula na semana, e mesmo assim as aulas tinham duração de duas ha quatro horas no máximo.  Ou seja, pagando pra não estudar, pagando pra ficar em casa. Meu pai até chegou a comentar comigo, seria mais barato eu sair de minas e ir pra aula os dias que tivessem aula do que pagar aluguel e alimentação em são paulo, porque não compensa.

Na anhembi funciona assim, todo semestre tem um trabalho final, que é chamado de interdisciplinar, e basicamente, tudo gira em torno dele no semestre. Você vai ter que fazer painel semântico, painel de publico, zilhões de pesquisas, pra finalmente desenhar os croquis e passar pro 3D, mas até o terceiro semestre ninguém teve aula de costura então quem não sabia costurar, teve que levar na costureira, e isso sai em torno de 200/300 reais, enquanto era esperado que a faculdade ensinassem os alunos a fazer as próprias peças.

Finalmente no quarto semestre (o que estou fazendo agora) estamos tendo aula de ergonomia, que é o estudo do movimento do corpo e com isso estamos aprendendo a costurar também, mas nossa aula dura menos de 2h então não da pra fazer nada, a minha sorte é que costuro desde os 14 anos, mas quem não sabe ta sofrendo pra aprender nesse pouco tempo.

Resumindo, estou decepcionada com a faculdade e pretendo me mudar o mais rápido possível, não sei pra onde mas quando souber venho contar no blog. A minha intenção era entrar na faculdade e trabalhar minha criatividade em cima do que eu quero trabalhar, que é publico alternativo, subculturas, entre outros. Mas até hoje, não tive a oportunidade, porque tudo é em grupo, e eles tentam deixar os trabalhos mais quadradinhos possíveis, aquela coisa que não sai da caixa, dizem ser peças conceito mas eu não consigo enxergar paixão naquilo que eles nos pedem pra fazer. Quanto aos professores, não tenho nada pra reclamar, inclusive minha professora favorita da vida inteira foi minha professora durante três semestres na anhembi e eu espero ter contato com ela pro resto da vida. Enfim, o que me decepcionou na faculdade foi a falta de aula, a falta de investimento no aluno, a falta de consideração com quem paga mais de mil reais por mês, só na faculdade, pra ficar tendo duas horas de aula por dia três vezes na semana e chegar lá não ter o total nem de meia hora de atendimento pro grupo por exemplo.

Não posso falar “vão pra outras faculdades” porque pode ser igual e talvez o problema seja a forma de ensino no Brasil. Eu entrei na anhembi feliz da vida porque achei que ia aprender a confeccionar e desenhar joias, criar sapatos, roupas de alta costura, ter aula de fotografia de moda, entre outras coisas, e a realidade foi bem diferente. Posso dizer que tudo que eu aprendi na anhembi até hoje, tem tudo em um livro do senac chamado Desenho de Moda, técnicas de ilustração para estilistas, que paguei 100 reais e tem basicamente tudo, as coisas que não tem nele, tem em outros livros que pretendo começar a fazer resenha aqui porque são ótimos e com um preço acessível.

Se você tem duvidas sobre faculdade de moda, pretende entrar em uma e quer conversar com alguém que faça, estou a disposição, me mandem um email ou comentem aqui em baixo que eu entro em contato.

email pra contato: stefanypereiragrande@hotmail.com 

6 pensamentos sobre “Minha opinião sobre faculdade de Design de Moda.

  1. Faço faculdade de design gráfico no Senac, mas pelo q eu vi da turma de moda e por ter tido aula de desenho com a coordenadora do curso o curso lá é um pouco diferente do da Anhembi, a professora q dá as aulas de desenho dá bastante liberdade de criação para encontrar o seu estilo de traço e noção de anotomia, etc. E eles no meio ou no final do semestre realizam desfiles temático aberto pra toda faculdade. A sei qua a graduação do curso de moda na belas artes tbm é mto boa

    • Então, eu pensei em mudar pro senac mas pra mim não compensa, eu moro do lado da anhembi e tirando alimentação e aluguel ia ter que pagar transporte tambem, além de voltar dois semestres paticamente :/ Me arrependo de não ter ido pro senac logo de cara.

  2. Muito, muito obrigada mesmo, Stefany! Eu estava prestes a fazer minha matricula na Anhembi já tinha escutado e lido algo como “os alunos só reclamam de ter muito tempo livre” ou “da pra fazer muita coisa durante a semana” e só agora entendi o porquê disso. Espero que você consiga entrar numa boa faculdade, em Minas tem a opção da UFMG que dizem ser uma das melhores. Boa sorte!

    • Fico feliz em ter ajudado, vou acabar continuando na anhembi porque eu moro do lado então pra mudar pra outra faculdade teria que mudar de apartamento e fazer aulas adicionais também pela grade da anhembi ser bem diferente das outras faculdades, infelizmente não tenho outra alternativa mas se você vai começar, procure outra, eu te recomendaria o senac ou a santa marcelina.

Deixe um comentário

